THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Góticos e a Paixão pelo Mundo das Trevas


Por acaso você já viu pessoas que se veste todo de preto, geralmente maquilhado com olhos escuros e pele pálida e que são conhecidos por visitarem cemitérios à noite? Eles são chamados de góticos e costumam vagear pelas grandes metrópoles, as pessoas mais conservadoras assustam-se com o seu visual pesado e sombrio.

O termo gótico define um estilo arquitetónico medieval de igrejas dos séculos 12 a 15 na Europa. Durante a Idade Média, a invasão de povos bárbaros influênciou a arte européia com imagens de monstros como as gárgulas e os vampiros por exemplo. Daí os góticos tiraram o gosto pelo sinistro e uniram ao ideal romântico de viver a vida – o sofrimento por amor e o interesse pelo além etc.

Para Javier Muniain, 17, que tem o estranho apelido de "Anjo em Pranto", o gótico é uma cultura. "Não é algo fechado. Cada gótico tem sua idéia do que é ser gótico", diz. Ele mesmo é um integrante desta tribo e explica que os góticos adoram literatura, artes plásticas, música e cinema.

O mundo gótico acolhe pessoas que já se sentem "diferentes". É um estilo especial de viver, uma filosofia diferente, um mundo mais romântico. O interesse que muitos góticos têm por cemitérios - "É um lugar calmo para reflectir sobre a vida onde as pessoas conversam, bebem vinho e às vezes fazem amor".

Muitas pessoas acham que os góticos incentivam o suicídio, mas suicidar-se nada tem a ver com ser gótico, mas com ter problemas e querer fugir deles.
Parece que para todos os góticos entrevistados o visual importa bastante, mas ao contrário do que a maioria das pessoas costumam pensar, esse mesmo visual é apenas uma maneira de exteriorizar o que os Góticos tem dentro de si. Usar roupas escuras, usar maquilhagem e agir de um jeito "meio estranho", é só uma maneira da pessoa expressar melhor ao mundo quem é de verdade.
Não temos medo de mostrar quem somos, não utilizamos "mácaras", as pessoas sabem sempre com quem estão a falar.

Todos os que se tornaram góticos não foi porque o visual os atraiu, mas porque já se sentiam diferentes e acabaram por ser apreceber que havia pessoas que pensavam como eles.

Retirado e adapetado de Spectrum

0 comentários: