THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Vampiro


O vampiro é um ente mitológico que se alimenta de sangue humano.

Voltaire escreveu uma longa entrada sobre vampiros no seu Dicionário Filosófico. Dessa obra faz parte a seguinte definição de vampiro:

"Estes vampiros eram corpos que saem das suas campas de noite para sugar o sangue dos vivos, nos seus pescoços ou estômagos, regressando depois aos seus cemitérios. "

O vampiro é um personagem muito comum na literatura de horror e mitológica, existindo tantas versões do seu mito quanto existem usos desse conceito. Alguns pontos em comum são o facto de ele precisar de sangue (preferencialmente humano) para sobreviver, de não poder saír na luz do Sol, de se transformar em morcego e de poder ser posto em topor temporario por uma estaca no coração e ter Vida Eterna.

Nas primeiras lendas sobre vampiros eles transformam-se em cães ou lobos, na Europa não existem morcegos hematófagos e essa associação só passou a existir depois da criação de Drácula. Em muitas das lendas antigas eles transformavam-se nas noites de lua cheia o que permite pensar que a lenda do Lobisomem tenha um fundo comum.

Entretanto muitas pessoas falam que alguns desses são invenções e realmente acreditam que eles existem.

0 comentários: